quarta-feira, 9 de julho de 2008

Metodologia 3C – Aprenda a utilizá-la

A metodologia 3C – Comunidade, Comunicação e Comércio – é utilizada pelas empresas para transformar o site numa ferramenta de negócios.
Dessa forma, é importante destacar cinco ações fundamentais nesse processo de utilização da metodologia.
  1. Mailing próprio – Cada empresa precisa ter no seu planejamento web ações que visem ampliar o número de cadastros no site.
    Assim, ela poderá se comunicar com esses contatos sempre que desejar.
  2. Comunidades (Database Marketing) – A partir da identificação dos perfis do público-alvo e dos dados que necessita obter, a empresa precisa definir como será feita a segmentação desse público, através do uso de técnicas de filtros específicos.
  3. Comunicação – Com os perfis do público-alvo criados, a próxima etapa é definir a forma de comunicação a ser utilizada com cada comunidade, de acordo com seu interesse. A definição de formatos, tipo de informação a transmitir e principalmente a periodicidade são fundamentais para o sucesso desse projeto.
  4. Análise dos resultados – Com uma comunicação segmentada, a empresa consegue obter dados importantes para analisar os efeitos em cada comunidade impactada. Cada ação passa a ser analisada individualmente para identificar os resultados obtidos e implementar alterações/correções nas campanhas com resultados baixos.
  5. Comércio – Sempre que uma empresa consegue implementar uma estratégia digital eficiente baseada na metodologia 3C, ela amplia as oportunidades de negócios e obtém resultados excelentes para a área comercial. Independentemente de o site vender pela web ou não, o aumento no número de contatos incentiva as negociações, não importando a região de atuação dessa empresa.

Nenhum comentário: