domingo, 30 de março de 2008

Carreira – Você é um ladrão de tempo?

Você já pensou que, muitas vezes, roubou de seus clientes algo muito valioso? Alguns vendedores são mestres na arte de roubar tempo – um recurso precioso e cada vez mais escasso. Coloque-se no lugar do cliente que perde minutos lendo o seu simpático e gigantesco e-mail com poemas de Caetano Veloso. Ele fez uma escolha, poderia ter optado por outra tarefa, mas preferiu ler o seu e-mail e isso gerou uma perda de tempo. Tempo que você roubou do cliente. Entupir a caixa de entrada de e-mails do cliente com piadinhas não é apenas deselegante, é também uma das estratégias favoritas do ladrão de tempo. Telefonemas fúteis e visitas inúteis são outras boas maneiras de roubar seus clientes. Mas, atenção:
não estou dizendo que você nunca deve enviar e-mails, telefonar ou visitá-los. A manutenção do relacionamento é um importante alicerce da fidelização. Note a diferença entre uma visita inconveniente sem hora marcada e uma agendada, com pauta coerente. A primeira rouba tempo, a segunda valoriza o relacionamento. Me lembro de um colega, que na hora de preencher seus relatórios, descrevia suas visitas como de rotina. Perdia tempo, roubava tempo do cliente, e tomava tempo do gerente com relatórios incoerentes e muitas vezes "psicografados" ou inventados, tipico ladrão de tempo!
Respeitar o tempo de seu cliente é antes de tudo uma demonstração de profissionalismo. A escolha é sua!

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